segunda-feira, 13 de agosto de 2007

LES OBJECTS VOLANTS NA 2ª CONVENÇÃO DE MALABARISMO E ARTES DO CIRCO

Les Objets Volants
Companhia de malabarismo e manipulação de objectos













A companhia Les Objets Volants foi fundada em 1999, por Denis Paumier, Toon Schuermans e David Fischer, após o seu encontro na décima promoção do Centre National des Arts du Cirque de Châlons-en-Champagne (França).
A companhia cria espectáculos de malabarismo, que apresenta em todo o mundo, através de um repertório ecléctico, que se aproxima do circo mas também do teatro, das artes plásticas e da matemática. Os espectáculos dos Les Objets Volants privilegiam a pesquisa e a experimentação de novas técnicas de manipulação dos objectos.



Denis Paumier

Co-fundador e director da companhia Les Objets Volants, é um dos artistas mais prolíferos do malabarismo contemporâneo. Concentrando o seu trabalho sobre o malabarismo «puro» em termos formais e de apresentação, Denis Paumier é paralelamente professor nas principais escolas de circo europeias.

Impers et Passes

Impers et Passes é uma nova versão da primeira criação de Les Objets Volants.
Dois personagens, acólitos, tentam partilhar um palco.
Será este um território de disputas mútuas ou de tramóias concertadas?O espectáculo Impers et Passes mistura malabarismo, teatro, movimento e música, com uma boa dose de humor e diversão. Para todo o público.
Intérpretes: Denis Paumier et David Fischer
Figurinos: Natacha Belova
Duração: 30 minutos



Transparences


Transparences é um laboratório cénico onde podemos ver um malabarista experimental a animar vários objectos. Aderência, inércia, gravidade e ressalto tornam-se as bases de uma nova linguagem plástica."Tournemain" é o nome dado a um objecto inventado por Denis Paumier em 1998. A forma deste objecto possibilita manipulações inesperadas. Simples tubo curvado, este signo desconhecido evoca objectos já conhecidos, sem fazer lembra-los completamente. Os “tournemains” pontuam a cena de significados múltiplos, como se fossem pontos de interrogação.O conjunto é uma colecção de pequenas peças compostas a partir de objectos de formes variadas. Cada peça explora as propriedades dos objectos, as suas relações mútuas, pelas diferenças ou pelas semelhanças, e a relação com aquele que as manipula.
Para todo o público.


Malabarismo, Manipulação, música:
Denis Paumier
Figurinos: Vicki Walera
Duração: 30 minutos

Projecto apoiado pelo Ministère de la Culture - DMDTS (Jeunes Talents Cirque), pela Ville de Nangis e pelo Ludoval (Reims).


Estágios de Formação

A companhia Les Objets Volants dirige estágios em escolas de circo (CNAC, ESAC, Le Lido) bem como em diferentes festivais.
As intervenções passam por:
- Ateliers acerca dos espectáculos onde se abordam as técnicas utilizadas no espectáculo. Estas intervenções facilitam a leitura do espectáculo e permitem uma partilha mais completa das questões da aprendizagem técnica do malabarismo e do espectáculo ao vivo.

- Conferências sobre a teoria matemática aplicada ao malabarismo. Dirigidas a todas as pessoas interessadas, elas expõem as relações existentes entre o malabarismo e os princípios matemáticos que permitem o seu desenvolvimento
enquanto linguagem.


A 2ª Convenção de Malabarismo e Artes do Circo de Vila do Conde apresenta a companhia francesa Les Objets Volants.

- 31 de Agosto (Impers et Passes e Transparences) - Auditório Municipal – 21h45
- 1 de Setembro (Impers et Passes) – Alameda dos Descobrimentos – 21h45
- 2 de Setembro – Workshop com Denis Paumier – Parque de Jogos

A entrada nos espectáculos é gratuita!





Nenhum comentário: